Ironias da vida

28/11/1995
Eram 8 horas da manhã. Após acompanhar todos os jogos da vitoriosa campanha do BI da América, esqueci que havia aula e fiquei grudado à frente da TV. Vestindo o manto sagrado e segurando outro na mão, esqueci que o mundo existia a minha volta.

Em campo, do lado adversário, ninguém mais, ninguém menos que o poderosíssimo Ajax Amsterdam, Campeão invicto da Champions League 94/95. Não bastasse isso, o time era a base da KNVB, a Seleção Holandesa com nomes como Van der Saar, Litmanen, Overmars, os irmãos de Boer, Davids e Kluivert entre outros. Logo, não bastasse ser um clube holandês, era um TIMAÇO*.

O que eu vi foram 11 guerreiros Tricolores segurarem o ímpeto daquela Seleção em campo durante 90 minutos, mais a prorrogação. 0x0 nos 120 minutos, hora dos penais. Perdemos. 4x3. Choro, prostração e, por que não, orgulho. Afinal de contas, já tínhamos ganho do Hamburgo em 1983 que à época era uma potência europeia que ganhara da poderosa Juventus de Turim com Platini e tudo antes de sucumbir aos pés de Saint Portaluppi. Já agora, tínhamos lutado bravamente e enfrentado de igual para igual o ótimo time holandês*. Mas pênaltis, assim como a vida, é uma caixinha de surpresas.

Me lembro que os habitantes do aterro compraram tubos e mais tubos de deseinfetante Ajax (homônimo do time) para exibir nas ruas, compraram camisetas do clube nederlandse de balaio, além de fazerem um uniforme reserva para 1996 praticamente igual àquele utilizado contra o Grêmio em Tóquio.


14/12/2010
O time co irmão habitante do litoral lacustre porto alegrense sagra-se bi campeão da LA. Muito mais pelo fraco nível técnico dos adversários e dos atrapalhados hinchas do Estudiantes que acendem sinalizadores contra seu próprio gol, do que por méritos próprios. Vá lá, a taça foi pro armário. Asseguram o direito de ir para o mundial de clubes "PHIPHA" am Abu Dhabi nos EAU.

Voltados para o mundial, torcedores lacustres inflam-se com a então "possibilidade iminente" de serem bi campeões do mundo, ante a Internazionale de Milão que, após a saída de Mourinho, vem claudicante ao torneio. Muitos gastam um dinheiro que não têm comprando pacotes de viagens para os EAU. Como se não bastasse, compram turbantes, vestimentas árabes e tripudiam sobre o irmão mais velho e famoso que a recém garantira o direito de voltar a La Copa. Descobrem que seu adversário nas semi finais era um time africano, um tal Mazembe que quase ninguém conhecia. Antes da partida contra o co irmão, até nosso Twitter tinha mais seguidores do que a conta oficial do clube congolês.

O que me lembro - e, por sinal, me impede de parar de rir - é de ver a derrota acachapante sofrida pelo co irmão por parte deste time até então desconhecido. O que torna ainda mais vexatória esta despedida é o fato de o time africano ter vindo desfalcado de seu principal jogador. Resultado: Mazembe 2x0 co irmão. Pela primeira vez um time sul americano não disputará a final do mundial. 

Conclusão
Infelizmente, vida de Gremista não é fácil pois era fácil na época encontrar uma camiseta do Ajax. Tente achar uma do Mazembe agora. Se achar, me avise.

Mais do que isto, fizeram uma emissora gastar perto de R$ 2 milhões para colocar uma infraestrutura que "nunca antes na história deste país" tinha sido vista para ser utilizada em sua totalidade por apenas 90 minutos. Não 120 minutos, muito menos cobranças de penais.

Depois de tudo isso, vale a pena lembrar que o sonho colorado em Abu Dhabi continua. Afinal de contas, ainda se tem pelo menos 11 parcelas do carnê da CVC para pagar a indiada...

* a exaltação à nação holandesa vem do nome mesmo pois "de Brum" é a forma aportuguesada de "Van der Brujn", sobrenome holandês. Logo, minha admiração pela nação dos filhos da casa de Oranje não é mera coincidência.

PS: fui obrigado a dar uma pausa nas férias para comentar tal fato. :)


0 comentários to "Ironias da vida"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
>

Tags

#AmericaTRIcolor #chupainter #Gremio107 #novomanto #PorraGilson #TroteNoKajuru #vamosGREMIOvamos #vamosTRIcolor acabou a brincadeira ACORDA DIREÇÃO aguardemos ainda dá amargura da Social América-MG arbitragem de circo Arena ascensão assim não dá Assis associe-se Atlético-MG Avaí avante Grêmio azul preto e branco Bahia Batalha dos Aflitos BloGremio BloGrêmio Borges Botafogo BR'10 Brasileirão 2011 Bugre C13 Carlos Alberto Caxias chora coloradinho chupa Pajé coerência com que time eu vou? contestação contratação Copa do Brasil coparemos Corinthians Coritiba corneta corrente pelo TRI Cruzeiro Cruzeiro-PA derrota deu pro Mazembe Diego Clementino direção lenta e agora direção? é dia 20/09 eleições eliminação empate empate injusto Escudero Esquadrão Classe A está ficando difícil estamos chegando excelente evento EXORCISMO fácil fácil falácia Felipão férias no blog FGF fail fiasco fica Celso Roth final flalido Flamengo Fluminense fofoca Gabirel Gauchão 2011 Gilberto Silva Goiás gratidão colorada Grêmio GRÊMIO CAMPEÃO Grêmio foi DEMOOOIS Grêmio heroico GREnal Guarani homenagem hora de trabalhar hora do alento impasse imprensa inominável Inter-SM jogo feio e sonolento jogo sem vergonha Jonas Jornalistas de verdade Junior de Barranquilla Juventude Kleber LA11 Lajeadense lançamento Leon de Huánuco Libertadores Liverpool (URU) luto Manto Sagrado no Olímpico Mário Fernandes Marquinhos menos falatório mensagem mercenáR10 Miralles moedor de carne mude o Grêmio pelo voto na trave negociação com a Globo negócios complexos nota do clube notícias Novo Hamburgo novos uniformes obrigado Odone opinião Oriente Petrolero Palmeiras papamos os vermelhinhos pausa nas férias Pelaipe Pelotas pitacos política do clube pós-jogo pré jogo Profissionais Prudente puxadinho símio que sufoco queremos a Copa R10 racha no C-13 reclamação redução da CB reflexão reforços Renato Rochemback Rodolfo Roger Ronaldinho Roth de novo Rudi Armin Petry ruído rumo a LA rumo a vitória rumoi ao TRI da LA Ruschel Santos São José São Luiz São Paulo se mandem seguimos sem sustos senta lá símios sócios Sul Americana Taça Piratini tchau Puma TE APOSENTA DUMA VEZ SIMION Topper torcida impaciente união unidos pelo Grêmio Universidad Católica vamos Tricolor Vasco véspera de LA Viçosa Vinicius Pacheco visita às obras vitória Vitória contra o Vitória vitória humilhante VTNC xerife Ypiranga Zequinha

Seguidores

Sobre

Creative Commons License
Blog Alma Azul Celeste por Thiago C. Brum possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Outras informações além do escopo desta licença estão disponíveis em http://almazulceleste.blogspot.com/p/termos-de-uso.html.