Seria uma das últimas obras de Renato?

Torna-se um pouco desnecessário maiores comentários sobre o jogo. Foi um placar elasticíssimo e só não foram mais gols, quem sabe por pena do Ceará. Mais uma atuação convincente de um time que voltou a ter garra. O comando só podia ser d'Ele: RENATO, O SANTO.

Apesar desta vitória maiúscula e convincente, temo que os dias de Renato no comando do Grêmio estejam chegando ao fim. Espero estar redondamente errado mas o cenário que se mostra agora aponta para a saída de Renato do Grêmio. Depois do telefone sem fio patrocinado pela "assessoria", as relações ficaram sensibilizadas, principalmente por declarações dos futuros dirigentes que, de certa forma, "aceitaram" a provocação da imprensa. As respostas estão aí publicadas. Antonio Vicente veio a público dizer que as declarações de Renato tinham sido "inadequadas" quando este pediu que quem gostasse do Grêmio que fechasse a boca, em uma tentativa de trazer o foco de volta para o time. Já Odone foi um pouco mais além e disse que não recebia recado nem apelo de funcionário do clube, transformando o que já era ruído em um barulho ensurdecedor.

Que me perdoe o Presidente Odone mas, me permita ser corneta: Renato não pode SOB HIPÓTESE ALGUMA ser tratado apenas como um funcionário do clube. Renato está acima de todas as diretorias sejam elas vencedoras ou fracassadas, profissionais ou amadoras. Está acima até mesmo do elenco que ele mesmo comanda. Embora ele esteja dentro de um organograma, sua representatividade é muito maior do que seu posto. É por causa dele que o Grêmio vem ganhando associados, que a Grêmio Mania tem vendido mais, que o orgulho Gremista tem sido resgatado e, principalmente, é por causa DELE que os vermelhos se cagam de medo de ver o Grêmio na Libertadores no ano que vem. Um comentário como o acima citado vindo de um Meira da vida, va lá, a gente evidentemente vai entender. Mas vindo de um político tão experimentado quanto Odone, causa surpresa e na minha modesta e isolada opinião, uma certa decepção.

O que não é surpresa é que Renato nunca fora a primeira opção como técnico do Grêmio. Nem com Odone, nem com Duda. Ele só veio para o clube em uma jogada final do Presidente Duda que, isolado politicamente até mesmo por seus aliados (devido à manutenção da dupla fracassada Silas & Meira), cedeu ao clamor da torcida. Se a contratação de Renato foi feita por convicção ou não, nunca saberemos. Pode ter sido uma jogada desesperada para, em caso de um insucesso e uma queda para a série B, o discurso pudesse ser "fizemos o que a torcida pediu. Se não deu certo, isso são outros 500". Devaneios conspiracionistas à parte, o que importa é que uma gestão que foi pífia em termos de futebol está se despedindo com uma nesga de crédito, por ter trazido O Santo e, claro, por este trabalho estar dando certo.

A situação agora depende de um acordo financeiro. Renato diz querer ficar, mas sua proposta soa como se ele quisesse pegar o boné e ir embora assim que o BR'10 acabasse. Claro, a melhor forma de sair por cima é justificar que não houve acerto financeiro. Mas antes de jogarem todas as pedras na nova gestão, vale lembrar que, mesmo sendo Renato, o clube não pode cometer nenhuma loucura financeira. Se sua pedida for mais alta do que os padrões de mercado e as disponibilidades do clube, a tendência é que Renato respire novos ares daqui uns dois meses.

Resta aguardar o fim das negociações. Posso dizer com certo nível de confiança que se não fossem os "recados" em público, teríamos um final feliz muito mais rápido. Dá para acreditar na permanência do Santo? Claro que sim pois, afinal de contas, somos Gremistas e acreditamos até no que é impossível.

Vamos torcer mais do que nunca para que estes últimos jogos do ano não sejam também os últimos jogos de Renato a frente da casamata Tricolor.


0 comentários to "Seria uma das últimas obras de Renato?"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
>

Tags

#AmericaTRIcolor #chupainter #Gremio107 #novomanto #PorraGilson #TroteNoKajuru #vamosGREMIOvamos #vamosTRIcolor acabou a brincadeira ACORDA DIREÇÃO aguardemos ainda dá amargura da Social América-MG arbitragem de circo Arena ascensão assim não dá Assis associe-se Atlético-MG Avaí avante Grêmio azul preto e branco Bahia Batalha dos Aflitos BloGremio BloGrêmio Borges Botafogo BR'10 Brasileirão 2011 Bugre C13 Carlos Alberto Caxias chora coloradinho chupa Pajé coerência com que time eu vou? contestação contratação Copa do Brasil coparemos Corinthians Coritiba corneta corrente pelo TRI Cruzeiro Cruzeiro-PA derrota deu pro Mazembe Diego Clementino direção lenta e agora direção? é dia 20/09 eleições eliminação empate empate injusto Escudero Esquadrão Classe A está ficando difícil estamos chegando excelente evento EXORCISMO fácil fácil falácia Felipão férias no blog FGF fail fiasco fica Celso Roth final flalido Flamengo Fluminense fofoca Gabirel Gauchão 2011 Gilberto Silva Goiás gratidão colorada Grêmio GRÊMIO CAMPEÃO Grêmio foi DEMOOOIS Grêmio heroico GREnal Guarani homenagem hora de trabalhar hora do alento impasse imprensa inominável Inter-SM jogo feio e sonolento jogo sem vergonha Jonas Jornalistas de verdade Junior de Barranquilla Juventude Kleber LA11 Lajeadense lançamento Leon de Huánuco Libertadores Liverpool (URU) luto Manto Sagrado no Olímpico Mário Fernandes Marquinhos menos falatório mensagem mercenáR10 Miralles moedor de carne mude o Grêmio pelo voto na trave negociação com a Globo negócios complexos nota do clube notícias Novo Hamburgo novos uniformes obrigado Odone opinião Oriente Petrolero Palmeiras papamos os vermelhinhos pausa nas férias Pelaipe Pelotas pitacos política do clube pós-jogo pré jogo Profissionais Prudente puxadinho símio que sufoco queremos a Copa R10 racha no C-13 reclamação redução da CB reflexão reforços Renato Rochemback Rodolfo Roger Ronaldinho Roth de novo Rudi Armin Petry ruído rumo a LA rumo a vitória rumoi ao TRI da LA Ruschel Santos São José São Luiz São Paulo se mandem seguimos sem sustos senta lá símios sócios Sul Americana Taça Piratini tchau Puma TE APOSENTA DUMA VEZ SIMION Topper torcida impaciente união unidos pelo Grêmio Universidad Católica vamos Tricolor Vasco véspera de LA Viçosa Vinicius Pacheco visita às obras vitória Vitória contra o Vitória vitória humilhante VTNC xerife Ypiranga Zequinha

Seguidores

Sobre

Creative Commons License
Blog Alma Azul Celeste por Thiago C. Brum possui uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Outras informações além do escopo desta licença estão disponíveis em http://almazulceleste.blogspot.com/p/termos-de-uso.html.